quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Manifesto dos Blogueiros a favor da transformação do futebol brasileiro




Brasil, novembro de 2007.

MSC – Movimento dos Sem-Craques

Nossa paciência está no limite. É triste ver o ponto que a chegamos. O futebol nacional nunca esteve tão ruim, tão feio. É difícil de acreditar no que estamos vendo. Craques surgem aos baldes, mas antes mesmo de se tornarem ídolos em seus clubes, que os lapidaram e os revelaram, são vendidos ao exterior, muitas vezes a preço de banana. O que mais nos assusta é que muita gente reclama, muitos esperneiam, mas quem pode tentar reverter a situação não tem feito nada.
Clubes de futebol devendo milhões. Não há clube de futebol sem dívidas no Brasil, mas sim os que devem menos. Estádios precários caindo aos pedaços, monopólios de transmissão em TV, falta de organização e preocupação com o bem estar do torcedor.
Bom, se fôssemos listar tudo que há de errado em nosso futebol, escreveríamos um livro e não um manifesto.
A força dos Blog’s e dos blogueiros que vos escrevem é nula ou insignificante, mas nossa comunidade tem crescido a cada dia e com ótimos escritores, jornalistas ou somente fanáticos por futebol, gente que age por paixão, que se dedica e escreve belos textos. Com isso, convocamos todos os amigos, parceiros ou simples militantes do nosso futebol que se engajem nesta campanha em prol do esporte bretão.
Ainda não sabemos o que fazer e como fazer, mas sabemos que algo precisa ser feito com urgência e partindo de alguém. Da imprensa parece que não vai ser. Da CBF não esperamos nada, e do governo menos ainda. Então por que não tentarmos nós?
Os clubes vivem um martírio onde as dívidas com suas federações e com o Clube dos 13 os fazem reféns de verdadeiros Barões da cartolagem, limitando as suas possibilidades de ação.
A esperança olha para nós. O povo brasileiro. Não podemos deixar a maior paixão do nosso povo se esfacelar desta forma. Corremos o risco de ter um futebol burocrático. Imaginem a catástrofe!
Chegou a hora de agirmos. Vamos fiscalizar, vamos divulgar e vamos cobrar. A divulgação nós já fazemos, agora é a hora de começar a cobrar. Temos representantes em todos os cantos. Vamos nos unir porque não custa tentar.
Orlando Silva Júnior, Ministro dos Esportes é o nome de quem devemos começar a cobrar ações, dos dirigentes dos nossos clubes temos que cobrar atitudes e dos nossos Deputados e Senadores temos de cobrar a revisão da Lei Pelé.
Temos que começar a criar condições de manter os nossos craques no país, criar condições para que os clubes consigam ter sustentabilidade, e exigir maior transparência nas administrações dos mesmos. Todos nós admiramos o futebol europeu pela sua organização e marketing, e temos que nos espelhar em seu modelo de gestão, melhorando-o e adaptando-o às nossas circunstâncias.
Cabe a nós cobrar. Cobrar, acompanhar e fiscalizar.
Este manifesto é apenas um texto de meros blogueiros que entendem pouco mas que são apaixonados pelo futebol e que tem muita vontade de ver as coisas mudarem. Se tivermos união, sei que poderemos colocar pelo menos um tijolo na construção de uma nova forma de encarar o esporte mais brasileiro que existe.


* Esse Manifesto que esta sendo veiculado por vários blogs pelo Brasil, é uma pequena contribuição que pretendemos dar para que possamos sensibilizar nossas autoridades no sentido de encontrar soluções para os problemas do Futebol Brasileiro.
Blog Sou Cruzeirense - O Editor

12 comentários:

Anônimo disse...

Postei também no Blá blá Gol e meu comentário (um pouco grande) está lá também.
Saudações
Victor

Anônimo disse...

Olha Carlão, minha opinião sempre foi uma sobre esse assunto, o negocio é que todos foram a favor dalei Pelé, diziam que os jogadores agora não seriam mais escravos dos clubes, isso acabou mas de uma certa maneira eles ainda continuam escravos, dos empresarios, que levam eles jovens para o exterior e os clubes aqui seus formadores ficam chupando os dedos, poderiamos fazer um novo manifesto contra a lei Pelé, seria bom!Abração e valeu pelas visitas de sempre no Pitacos!

Filipe Araújo disse...

to dentro, amigo!
abrazo!!

Anônimo disse...

Já postei no meu blog também. Li a opinião do Danilo Damasceno e concordei, acho que o próximo passo do "sindicato" dos sem craques, deveria ser uma manifestação contra a lei Pelé.

Anônimo disse...

é isso aí, cruzeirense...
o botafoguense aqui aderiu tb...
está lá no meu blog: http://snoopyempretoebranco.blogspot.com
um abraço e parabéns pelo blog!!!
ah, pelamordedeus, tira o framengo da libertadores. antes vocês do que eles.. hehehe

Anônimo disse...

Parabens pelo seu blog, è sempre bom saber que ha malucos por futebol em cada canto do mundo (rs).Em qualidade de blogueiro italiano que fala sobre o futebol Brasileiro não vou faltar de acessar com frequencia esse blog para saber tudo sobre a Raposa.
Parabens tambem pelo seu manifesto,cade grande caminho começa sempre com um pequeno passo...
http://futbolandia.ilcannocchiale.it
Abraço

Anônimo disse...

Já está adicionado lá, cara.

Tinha salvo na lista, mas tinha esquecido de mandar atualizar.

Agora, está lá!!!

PS: Em Minas, tenho simpatia pelo Cruzeiro.

Igor Flavio disse...

Eu tambem adotei essa causa, nesses 2 blogs: www.helperbrasil.blogspot.com
www.futebolnoticia.blogspot.com

Maurício disse...

Opa, blz? Valeu pela visita e pelo comentário! Também aderi ao movimento e postei no meu blog! Vou te adicionar por lá, se quiser adicionar o meu aí, fique à vontade.

Abraços!

Gerson Sicca disse...

Infelizmente, acho q não veremos mais os craques que nossos pais viram ao vivo.
ah, e legal teu comentário lá no blog. Grande abraço

Anônimo disse...

Para todos aqueles que fazem parte do MANIFESTO DOS SEM CRAQUES ou que não fizeram mas com certeza amam o futebol, acessem whsoccermusic.zip.net e vejam a entrevista de Pelé falando sobre copa 2014, Timemania, corrupção e muito mais. Um grande abraço Carlão, conto com a sua visita.

Zêro Blue disse...

A idéia do Danilo do Pitacos é muito interessante, estou também a favor de fazermos um movimento mais específico, pedindo a revisão da Lei Pelé.
Grato a todos que estão conosco nesse movimento e grato a todos que comentam por aqui.
Sds Celestes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vão pra lá, venham pra cá, naveguem pois:

Você no mapa:


Visitor Map