quarta-feira, 2 de julho de 2008

Torcidas Organizadas do Cruzeiro em festa


         

Neste meio de ano duas das maiores torcidas organizadas dedicadas ao Cruzeiro fazem aniversário de fundação, a Máfia Azul e a Fanáti-Cruz. Com esse post, homenageamos essas duas torcidas que muito tem feito pelo Cruzeiro ao longo desses anos todos, acompanhando o time, divulgando seus feitos e conquistas e alimentando a chama do amor à CAMISA CELESTE.

Máfia Azul
No dia 05 de junho de 1977 a Máfia Azul era oficialmente fundada, contando hoje com mais de 80000 (oitenta mil ) associados em todo o Brasil. A agremiação, com tal dimensão, atingiu sem dúvida, sua maioridade tanto no quesito quantidade, como tradição!

Sua presença nos estádios constitui sempre um espetáculo a parte. Uma incrível "onda azul" que se movimenta poderosa, criando uma forte corrente que repassa toda sua força para os atletas cruzeirenses em campo, pela quantidade de sócios cadastrados, a Máfia é a maior torcida organizada Cruzeirense.

Tudo começou, quando os irmãos Henri e Éder Toscanini, nos idos de 1976, aos 15 e 14 anos, respectivamente, vendo a atuação das torcidas Cru-Chopp e Raposões Independentes, sonhavam com uma torcida que representasse o Bairro Floresta.

“Começamos com o lençol da cama dos irmãos”, dizem os amigos. Pintaram ele com o nome de "MARFIA AZUL", assim mesmo com "R", porque o irmão Henri tinha pintado errado. O tempo passou e em 1977, os amigos Toscanini, Caquinho Ornellas, Emilinho, Tuña, Alexandre Bastão, David Tanure, Sérgio Braga, Ricardo Gatti, Reginaldo Lima, Alexandre Aguiar(Careconi), Paulo Augusto(Popeye), Leonardo Starling, Estevão Cupe, Juninho Patola, Lawrence Menezes, Frederico Martins, primeiros fundadores da Máfia Azul, levaram os lençóis da torcida para o Mineirão, como se fossem bandeiras, nascia a Máfia Azul.

A Máfia Azul tem o orgulho de possuir a maior bandeira do mundo
(ou pelo menos uma das maiores e seguramente a maior do Brasil), cujas medidas são 40m de largura por 205m de comprimento, perfazendo 8200m², uma monstruosa bandeira que cobre boa parte do espaço destinado a torcida cruzeirense no Mineirão.

O crescimento espantoso da torcida que hoje é a 6ª maior do país e a MAIOR fora do Eixo Rio-São Paulo, comprovado cientificamente em pesquisas demonstra o trabalho sério e perseverante da direção da Agremiação.

Mais sobre a Máfia Azul
Máfia Azul na Wikipédia


         
Fanáti-Cruz
A Fanáti-Cruz é outra organizada celeste que muitos adeptos vem arrebanhando. Com uma proposta nova e diferenciada a torcida estará completando 9 anos no dia 27/07/2008. No dia 26/07/2007 a data festiva será comemorada com um grande churrasco (clique na figura do rodapé pra ampliá-la e ficar sabendo dos detalhes do evento).

A Torcida Futuro Celeste – TFC, criada por garotos entre 13 e 16 anos, surgiu, em 1987. A aventura dos pequenos torcedores durou até 1990 quando cada um tomou seu rumo em função dos estudos e do início da vida profissional.

Em 1998 nas semi-finais do campeonato Brasileiro, alguns ex-integrantes da TFC se encontraram no Morumbi, ali mesmo a chama foi reacesa e começaram a articular a volta da
TFC agora sob a denominação de Fanáti-Cruz que então foi re-fundada em 27/07/1999 após muitas reuniões e esforços dos abnegados torcedores, data em que estreou no mineirão vendo o Cruzeiro vencer o Botafogo por 4 x 1.

Um dos grandes feitos da TFC é a criação e divulgação da música Vamos, Vamos Cruzeiro, composição de Alemão um dos integrantes da Organizada, além da postura que vem tendo no estádio, apoiando e incentivando o time o tempo todo.

Hoje, a TFC é muito respeitada por todos os torcedores que vão à Pampulha incentivar o Mais Querido de Minas e, desta forma vai propagando seu ideal de apoiar o clube 24 horas por dia e não apenas durante os 90 minutos de cada partida.

Mais sobre a TFC no seu endereço clique aqui.
E no Flog clique aqui.
TFC na Wikipédia



7 comentários:

Pâm Cristina LF* disse...

Oii Carlão blz....
eitaa parabéns a torcida azull bonita torcida hehehehe...

Então aquele blog que vc comentou o outro vou o Julian que me convidou pra postar lá...nos vamos fazer uma parceria tricolor, tipo vários tricolores por lá, já tem rsrsrrs...

Beijosss
:P

Anônimo disse...

Parabens!!!
e abraço :)

Vinicius Grissi disse...

Duas torcidas importantes na história do Cruzeiro.

A segunda, da qual sou fã do trabalho, sem dúvida deve crescer muito nos próximos anos, pela proposta inovadora e inteligente.

Filipe Araújo disse...

Parabéns, às organizadas. PEna que torcem mais para elas mesmas do que para o clube (nem todas, claro).

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Wilson Oliveira disse...

Nao gosto muito de falar sobre Organizadas, mas aprecio demais a festa que elas proporcionam nas arquibancadas. Poderia ser sempre festa o que elas fazem, mas esse é um assunto muito polêmico e longo...

Ja postei no Futebol, Musica e Etc, texto sobre o Flu...

Abs Carlão...........

Diego Mesquita disse...

Carlão,

Como faço pra adicionar o tradutor no meu blog? Me explica, por favor?


Um abraço,

Daniel Leite disse...

Conheci agora a TFC. Muito legal a forma de eles encararem o futebol: saber que o esporte não se limita ao campo de jogo.

Até mais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vão pra lá, venham pra cá, naveguem pois:

Você no mapa:


Visitor Map