quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Cruzeiro: o time do toque de bola refinado um dia cognominado de Academia Celeste


O Cruzeiro dos dias atuais continua a ser um time de toque de bola.

Nos meados dos anos 60 o time do Cruzeiro, conduzido por grandes craques que viraram ídolos, começou a ser conhecido no Brasil e no continente sul-americano como Academia Celeste.

Essa denominação era devida ao perfil que o time construiu naquela época, onde com um vistoso toque de bola e uma apurada qualidade técnica, encantava a todos que assistiam seus jogos. Tostão, Dirceu Lopes, Natal, Piazza, Raul, enfim todo um time de heróis, conseguiram vencer o Santos que era o maior time do país, bicampeão mundial (1962 e 1963) e ainda contava com estrelas do porte de Carlos Alberto, Zito, Mengálvio, Pepe, Dorval e sobretudo, Pelé. O Cruzeiro, até então, era formado por jogadores jovens e desconhecidos.

Mas o motivo da menção à esse “Escrete de Ouro” não é falar desse famigerado Cruzeiro de 66, apenas queremos explicar rapidamente a origem do título Academia Celeste. A intenção desse texto é mostrar pra todos que o Cruzeiro ainda faz jus à essa denominação, mesmo nos dias de hoje.

Segundo dados divulgados no Site Oficial, um levantamento feito pelo sistema de estatística Footstats mostra que a equipe do técnico Adilson Batista é a líder em passes certos e está entre as que menos errou o fundamento no Campeonato Brasileiro.

O Cruzeiro aparece como a segunda equipe que mais tenta o passe. Foram 9.860 vezes, número inferior apenas aos 9.990 do São Paulo. Dentre as tentativas, o time acertou 8.764 passes, recorde em números absolutos, ou 88,9% do total.

Mesmo sendo o que mais arrisca a troca de bola, o Cruzeiro é o quarto que menos erra no fundamento. Foram apenas 1.096 bolas destinadas aos pés adversários, ou 11,1% do total. O Palmeiras é o líder no quesito, com 1.006 erros em 8.695 tentativas, ou 10,4%. Quem mais erra é o Botafogo, com 1.285 falhas em 8.695 passes, o equivalente a 14,8%.


Informação incompleta gera dúvidas

Infelizmente o site do Globo Esporte ao divulgar números de passes errados, induz o internauta à ter uma idéia diferente da realidade pois o site não faz a proporção entre tentativas e acertos/erros, apenas divulga quem mais dá passes errados. No site o Cruzeiro figura como o time que mais erra passes veja:

Cruzeiro : 1123 passes errados
São Paulo : 1063 passes errados
Vasco: 1058 passes errados

Pelas estatísticas podemos entender que a quantidade de passes errados do Cruzeiro é maior pelo simples fato de que o elenco do Cruzeiro é o que mais arrisca a troca de bola, o que o faz merecedor do título de time que joga um futebol com qualidade técnica e bonito de se ver.


Veja um pouco do time que foi aclamado primeiramente como Academia Celeste.


20 comentários:

Saulo disse...

O Cruzeiro já foi e continua sendo uma grande Academia Celeste.

Cruzeiro Eternamente disse...

E ai carlão,Me desculpe por ter sumido desta maneira, é porque eu estou sem internet ai vc já viu né fica dificio eu ir na lan hause,e valeu pelos presentes. :)

Wilson Oliveira disse...

Eu sei algo sobre a academia celeste. De fato, era um time respeitável.

Há ate uma dúvida que eu aproveito pra tirar: quem é mais ídolo, Dirceu Lopes ou Tostão???

Abs Carlão..........

Vinicius Grissi disse...

Fiz este levantamento ontem para a TV Record. De fato, o Cruzeiro é o time que mais erra passes no Brasileirão. Mas é o que mais tenta acertar, por isso o grande número de passes errados. O Cruzeiro é o terceiro melhor time em aproveitamento de passes e o que tem maior quantidade de passes corretos também.

Daniel Reiner disse...

Boa, Carlão!

Daniel Reiner disse...

Boa, Carlão!

Leandrus disse...

Que mancada do globesporte.com hein...

warley.morbeck disse...

Fala galera do Cruzeiro. Estou iniciando um novo Blog sobre a história e a cultura de todos os clubes. Vamos trocar links?

http://eternabola.blogspot.com/

Eu já mantenho o "Flamengo Eternamente"

Valeu

Jogo Aberto disse...

dOMINGO SEJA UM CLASSICO DE MUITA PAZ.

warley.morbeck disse...

Fala Carlão. Comecei agora mas ainda não publiqeui nada ainda do Grande Cruzeiro. Façamos o seguinte: escolha uma história dentre as inúmeras maravilhosas da gloriosíssima história do Cruzeiro e me passe que publicarei imediatamente. Se quiser ser colaborador do Blog, eu adoraria.

No "Flamengo Eternamente" tem meu e-mail. Me envie o que quiser. Se quiser, te envio o convite do Blogger para ser colaborador.

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com
http://eternabola.blogspot.com

Leônidas Cruzeirense disse...

CRUZEIRO, Academia Celeste, Máquina Azul, não importa. O importante é que continuemos a honrar o nosso Manto Sagrado. É FATO!

Arthur Virgílio disse...

É uma coisa óbvia, quem tenta mais passe, como o Cruzeiro, tem a possibilidade de errar mias também.

Os times de Adilson Batista sempre tiveram essa características de tocar bem a bola. E já que tocasse em estatísticas, pode ver que o "cara" que mais acertou passes nesse time foi o Marquinhos Paraná, que faz o simples e não inventa. Além disso, é preciso nos passes.

Anônimo disse...

SIMPLISMENTE RIDICULO A ESCALAÇAO DESTE JUIZ WAGNER TARDELI, PARA APITAR UM CLASSICO DE TAMNHA IMPORTANCIA COMO UM CRUZEIRO X ATLETICO. ESTE JUIZ PREJUDICOU O CRUZEIRO CONTRA O SANTOS, AQUI MESMO DENTRO DO MINEIRAO, NO ANO PASSADO E JAMAIS PODERIA APITAR OUTRO JOGO DO TIME CRUZEIRENSE. ELE E PESSIMO DOS PESSIMOS. ESTAO TENTANDO PREJUDICAR O TIME CELESTE EM PROL DO PALMEIRAS. QUE VERGONHA. ISTO SO ACONTECE NESTE PAIS DE 3º MUNDO.......

Anônimo disse...

Lindas imagens! nunca tinha visto! Obrigado amigo, aprendi mais uma coisa sobre o futebol brasiliero. Um dia vou colocar no meu blog tambem.
Abraço

Danilo Damasceno disse...

Cara o Cruzeiro é um time de cadenciar jogo, e na hora certa dá o bote. O Cruzeiro é sim uma academia ainda.Agora relembrar esses monstros do futebol foi melhor ainda.Valeu pelo aviso da volta do blog.Abração

Gerson Sicca disse...

daí carlão, beleza? Já viste q o Guilherme aparece nos destaques do site da fifa, falando sobre o clássico?
Boa sorte no clássico, estou torcendo por vcs, pra que consigam chegar na cola do Grêmio
Abraço

Anônimo disse...

Que vídeo hein, sensacional... primeira vez que vejo. E que o time continue fazendo bonito...

Realmente o site do GE induz ao erro, logo um site que é referência errar assim.

Anônimo disse...

O MÁRCIO LACERDA, ALÉM DE ATLETICANO QUE JÁ SE DECLAROU, DEVE ESTAR METIDO COM O MENSALÃO E NÃO É CONFIAVÉL. OS GASTOS COM A CAMPANHA DO LACERDA SÃO ESTRONDOSOS E DE ONDE VEM TANTO DINHEIRO? AI FICA A MINHA PERGUNTA. SERÁ QUE É DO NOSSO BOLSO?

Anônimo disse...

Não há quem seja perfeito o bastante para que o adversário assuma, é assim também com nossa seleção celeste. Seja ela criticada ou não, para nós, que somos sua energia, ela será sempre a melhor.

O clássico de hoje deixou claro!

Abraços Carlão!
Saudações Celeste.

Gerson Sicca disse...

carlão, toda ao força ao cruzeiro. É o meu time para a conquista do título. Vou escrever sobre isso no blog. Aí te aviso!
Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vão pra lá, venham pra cá, naveguem pois:

Você no mapa:


Visitor Map