terça-feira, 25 de novembro de 2008

Carta do Presidente á Torcida Azul


Foi com enorme satisfação que acompanhamos domingo a brilhante vitória do Cruzeiro sobre o Flamengo no Mineirão. Nossa fanática torcida mais uma vez esteve presente e apoiou o time durante toda a partida. As manifestações que vieram das cadeiras contagiaram nossos jogadores que, outra vez, foram autênticos guerreiros. Quero agradecer aos 40 mil cruzeirenses que atenderam aos nossos apelos e compareceram ao estádio.

Mas infelizmente, a partida que no domingo era apontada por vários críticos e torcedores com a mais espetacular do ano, acabou tendo uma repercussão distorcida nos últimos dias. Os belos lances de ataque, as grandes defesas dos goleiros e os cinco gols ficaram em segundo plano diante de uma jogada polêmica. Grande parte da crônica nacional se uniu ao choro dos flamenguistas e ainda hoje só comentam um dos pênaltis não marcado pelo árbitro Carlos Eugênio Simon. A dividida do zagueiro Léo Fortunato com o atacante Diego Tardelli deixou muitas dúvidas. 48 horas depois do jogo analistas de arbitragem, jornalistas e comentaristas continuam discutindo se foi falta ou não. Chegamos ao absurdo de ouvir que o Carlos Eugênio Simon deve ser impedido de ir à Copa porque teria prejudicado o Flamengo. Mas por que a mesma veemência dos comentários não é usada para analisar outros lances em que o time carioca pode ter sido favorecido?

A falta desleal de Toró em Ramires merecia apenas o cartão amarelo ou aquela entrada covarde deveria ter sido punida como cartão vermelho? E a falta dentro da área do mesmo Toró no Thiago Ribeiro não foi pênalti? O que muito nos estranhou foi ver em vários programas de televisão esse lance ser mostrado por apenas um ângulo, sem as imagens de detalhe que são gravadas na beira do campo e por câmeras posicionadas atrás das traves.

Erros de arbitragem acontecem em todos os jogos do Campeonato Brasileiro e vão continuar existindo, infelizmente. Em algumas partidas os erros são grosseiros e acabam influindo diretamente no resultado. No primeiro turno, no encontro entre Portuguesa e Flamengo, no Canindé, o árbitro Evandro Rogério Roman validou dois gols rubro-negro ilegais, em jogadas que tiveram toque de mão de atletas cariocas. Mas a repercussão daquele jogo não foi nem de longe do tamanho que estamos vendo agora. Por que?

Os times de Minas Gerais já foram prejudicados em inúmeras competições contra equipes do Rio. Podemos lembrar facilmente de vários exemplos: a perda do Brasileiro de 74 pelo Cruzeiro contra o Vasco e até mesmo as arbitragens favoráveis ao Flamengo contra o Atlético-MG na final de 80 e na Libertadores de 81, mas parece que esses são jogos “esquecidos” no Rio de Janeiro.

Se o Cruzeiro conseguir a classificação para a Libertadores de 2009 vai ser única e exclusivamente por mérito do nosso time. Até aqui, é a equipe que mais venceu no Brasileiro ao lado São Paulo (20) e tem duas vitórias há mais do que o Flamengo. Aliás, justamente as duas contra eles nesse Campeonato.

Um abraço

Alvimar de Oliveira Costa

********************************

Abaixo transcrevemos o texto do Blog 1982 Esporte Clube de Daniel Reiner que muito bem retrata e documenta o lance do pênalti de Toró em Thiago Ribeiro:

Para os "esquecidos"
Essa é a sequência do lance em que o jogador Toró cometeu pênalti no atacante Thiago Ribeiro. A qualidade das imagens não é boa, mas nada comparável à postura da "grande mídia" que nem mesmo quis discutir o lance. Se essas imagens não deixam claro que houve a penalidade, pois o ângulo não é muito favorável, pelo menos servem prá refrescar a memória dos "esquecidos" pseudojornalistas que podem mostrar e/ou discutir o lance quando quiserem com imagens mais nítidas. Ou será que a REDE GLOBO alegaria que não tem a imagem do lance?

Eu só tenho a lamentar a postura dos pseudojornalistas e o fato de que não foi desta vez que o Flamengo teve motivos prá reclamar de arbitragem.

Henrique lança Thiago que já recebe o 1° puxão de Toró

Aqui Toró cntinua puxando o Thiago Ribeiro

Aqui,além de puxar,empurra e "calça" por baixo cometendo penalti clarissimo

A consumação

Agradeço ao Daniel a permissão de trazer para nossos leitores tanto o seu texto como as fotos que conseguiu.

Depois de tanta repercussão e polêmica sobre o fatídico lance onde a imprensa do Eixo tenta crucificar o árbitro C. Eugênio Simon, que inclusive já prejudicou o Cruzeiro com seus erros, publicamos tanto essa carta de nosso presidente, como o texto de D.Reiner por achar que eles contém tudo o que pensamos sobre esse assunto. Com esse texto damos por encerradas as discussões de nossa parte. E você o que tem a dizer?

17 comentários:

Leônidas Cruzeirense disse...

Pode chorar que não tem jeito mais. CRUZEIRO 3 Flamengo 2. Boa Presidente. É FATO!

Anônimo disse...

Carlão belo post. As imagens da penalidade do Toró no Thiago Ribeiro são nítidas, mas não interessam aos chorões e parciais da mídia carioca. É duro, mas infelizmente estas palhaçadas acabam influenciando nas decisões dos árbitros.
Aproveito o ensejo para tirar o chapéu para o Simon, que mesmo muito pressionado, não fujiu dos microfones mal-intencionados.

Jogo Aberto disse...

é foi penalti sim.

Zêro Blue disse...

Agradeço todos os comentários, não importando se o que eles dizem é a favor ou contra o Cruzeiro. Aqui respeitamos os contrários.

Mas gostaria de ressaltar que não vou discutir o lance em si.
Infelizmente o foco sobre o lance do pênalti já foi desviado. Foi desviado porque não se consegue chegar a uma opinião unânime o que acaba comprovando que foi um lance INTERPRETATIVO e essa prerrogativa não se pode retirar do árbitro do jogo.

O fato em questão no momento é a pressão INCORRETA, EXCESSIVA e até ANTI-ÉTICA que os dirigentes rubro-negros estão fazendo encima do Simon, que inclusive já prejuticou demais o Cruzeiro em outras ocasiões. Mas AINDA PIOR que a pressão, nós presenciamos a MÍDIA carioca (sobretudo) querendo respaldar essas atitudes desesperadas dos dirigentes sem que haja realmente um fundamento lógico.

Erros de arbitragens ocorrem em todos os jogos, NESSE inclusive, o que revolta ainda mais, houveram mais dois lances que não obtiveram a mesma repercussão na MÍDIA, o lance do Toró no Ramires, falta dura que nem cartão amarelo foi dado e o lance onde o mesmo Toró, empurra Thiago Ribeiro na área: PÊNALTI NÃO MARCADO PARA O CRUZEIRO.

Impasse Livre disse...

Pois é Carlão , o choro é livre. O simon errou , foi penalti em Toró e o Brasileiro de 74 foi conquistado pelo vasco em campo, mesmo tendo sido o jogo transferido para o RJ (o que nos deu vantagem) , em campo não houve irregularidades. portanto se equivoca o Perrela ao justificar um choro com outro. pergunto: Houve equipe mais prejudicada do que o Vasco nesse campeonato? Pense bem e analize: contra o cruzeiro mesmo, o tal "sobrepasso" inventado do Thiago... o jogo em são januário, que o guilherme bateu no diniz e tirou ele de campo por quase dois emses e em seguida em falta semelhante o jonílson foi expulso ew pegou 4 jogos, 4 jogos depois anulados(após ter cumprido), um penalti esdruxulo de mão na bola no mesmo jogo e que quando aconteceu a nosso favor contra o atlético pr em são januário nada foi marcado!Contra o Botafopgo no primeiro turno penalti que não houve no engenhão. Contra o São Paulo jogador escalado antes do prazo de atletas vindo do exterior baseado Deus sabe em que(ANDRÉ lIMA, DOIS GOLS EM IMPEDIMENTO(2X0 O JOGO!), E NO SEGUNDO TURNO A FALTA NO HERNANES NO GOL DO JORGE WAGNER NÃO HOUVE E TIVEMOS UM PENALTI NÃO DADO NO WAGNER DINIZ... INUMEREI ALGUNS POUCOS FATOS, CERTAMENTE TIVERAM MAIS ... ah e na mercosul contra o palmeiras jogaram o m. vinicius para escanteio e cruzaram pro gol do denilson, o segundo em SP, que desmontou o Vasco! pois é, a coisa é feia a favor dos paulistas, a favor do flamengo e contra o vasco, querem rebaixar o Vasco de qq jeito... e esse tal de simon, merece tudo que o flamengo faz e muito mais, pq além de incompetente é mal intencionado ..contra o Vasco sempre foi pelo menos...uma pena,está na hora do arbítro eletrônico... pois se punem jogadores com base em imagens podem tb mmarcar infrações com base nas mesmas imagnes em tempo real...abs, belo post!

Impasse Livre disse...

Amigos, amídia carioca só pende para o lado do flamengo;;;; pq não reclamara qd o juiz marcelo henrique foi escalado depois de tantos erros graves numa final fla x bota , justamente voltou contra o alvinegro? portanto mídia carioca virgula, pois faço parte delça, mídia flamenguista ridicula, mas me permito discoirdarem outro ponto : quem distorce os fatos e advoga em causa pr´[opria é a mídia paulista de tv (milto neves, juca kfouri, kajuru e rede tv!)abs, leandro

Anônimo disse...

Oieeeeeeeeeeeeeeeeeee Carlão como vai? Saudadess rsrsrsrs....
Ohhh gostei dos seus comentários no blog do Luis viu heheh obrigada kkkkk........

E ai libertadores?
Estou torcendo por vcs...
só espero não encontrar o seu time ano que vem numa semi final kkkkkkkkkkkkkkkkk

BjO*
=D

Daniel Leite disse...

Acontece que o lance do pênalti em Diego Tardelli foi mais escandaloso. Por isso, ganhou espaço e suscitou críticas. Mas, no frigir dos ovos, também houve pênalti em Thiago Ribeiro. Assim como deve ter havido em outros lances do jogo, com o do final sendo mais "decisivo" e mais "claro". É preciso parar com esta história de vetar árbitro, preparar dossiê. Errou, tremeu, fez bobagem. OK, mas não há que sacrificá-lo. Futebol é coisa de seres humanos, passíveis de equívocos. O fato precisa ser exposto, mas a vida e a obra de Simon, não.

Até mais!

Leandrus disse...

Carlão, no meu blog mesmo te respondi dizendo que achava o penalti em cima do Tardelli muito mais escandaloso do que o que houve em cima do Thiago Ribeiro. Inclusive, vendo no site do globoesporte, só fui perceber o pênalti lá pela 2º vez que repeti o lance; para mim, pode ter sido, mas não foi tão nítido.
O problema é que realmente o Fla está exagerando. Por mais que erros de arbitragem prejudiquem os times, eles já fazem parte do futebol. Pesquisas já mostraram que times são prejudicados e beneficiados a todo instante. Por isso que o Fla tinha que reclamar muito mais do gol incrível que o Juan perdeu quando o jogo estava empatado.

Ateh!

Anônimo disse...

A diretoria do Flamengo com medo de perder a vaga na libertadores, resolveu intimidar os árbitros com campnahs sórdidas como esta contra o Simon. E aí arbitragem, vão amarelar?

Vinicius Grissi disse...

Vou repetir o que disse no blog do Reiner: O Simon errou contra o Flamengo. Não houve penalti neste lance. No máximo, forçando muito, uma falta FORA DA ÁREA, sobre o Thiago Ribeiro. Dentro da área o Toró nem toca o jogador. Toró que poderia sim, ter sido expulso pela falta sobre o Ramires.

De toda forma, a arbitragem não influenciou no resultado, que foi justo já que o Cruzeiro foi muito superior.

Daniel Reiner disse...

Primeiro,os cumprimentos ao presidente do Cruzeiro que reagiu em alto e bom tom e nível.

Segundo,lembrar que,surpreendentemente,alguns órgãos de imprensa divulgaram a carta na íntegra como o site globoesporte.com.

Terceiro,comemorar nossa liberdade capacidade de dar visibilidade à quilo que a "grande mídia" insiste em ignorar. Definitivamente,a ainternet é o pesadelo das grandes redações.

Quarto,lhe agradecer pelo prestígio mais uma vez,Carlão!

FORTE ABRAÇO!

Diego Louzada disse...

Excelente texto do presidente dp Cruzeiro. Erros acontecem e vão continuar acontecendo, mas essa mídia esportiva imbecil só dá enfoque quando é contra o time queridinho deles, o flamerda.
OS outros times do Rio são diversas vezes prejudicados pela arbitragem e ninguém dá mais de 2 minutos de atenção às nossas reclamações. Porque ninguém mostra os dois pênaltis a favor do Vasco no domingo contra o SP?
Deixa os mulambos chorarem, pimenta nos olhos dos outros é refresco e agora eles sentem na pelo o que é ser prejudicado, apesar de não achar que tenha sido pênalti.

Abraços e sds vascaínas!

Aldevan Junior disse...

CARLÃO, A IMPRENSA É TENDENCIOSA... TENDE PARA QUEM LHE DÁ IBOPE.

É CLARO QUE NÃO FOI PÊNALTI EM TARDELLI E QUE FOI PÊNALTI EM THIAGO RIBEIRO...

MAS A IMPRENSA É TENDENCIOSA...

FAZER O QUE?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Amaral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Amaral disse...

Ótima carta!
É isso que os times cariocas precisam escutar... ficam reclamando alguns lances adversários mas não vêm seus próprios erros.

O Cruzeiro ganhou por mérito próprio, não precisou de nenhuma ajuda da arbitragem para isso, por mais que os flamenguistas chorem e digam o contrário.

Abraços Carlão
Saudações celestes

http://blog-azul-cruzeiro.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vão pra lá, venham pra cá, naveguem pois:

Você no mapa:


Visitor Map