segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Torcer pelo Cruzeiro: amor e orgulho

Clique nas imagens para ampliá-las
Como é bom ver um torcedor que ama verdadeiramente seu time, como é bom ver um torcedor se empenhando em causas à favor do time. Nada de violências, brigas, vandalismos. Não, isso não é torcer isso é anarquizar.

Como diz aquele bordão antigo AMAR É... querer o bem do clube, não vaiar o time, apoiar, incentivar o tempo todo. Qual seria o papel do torcedor senão TORCER?

Foi com muita satisfação que há dias atrás, recebemos o convite de uma jovem torcedora celeste, (apenas 15 anos), via orkut, para participarmos de uma campanha que defendia a permanência do nosso técnico Adílson Batista.

Claro que não deixamos passar em branco. Não só participamos enviando nossa mensagem de apoio à permanência do técnico, como à partir daquela data começamos a apoiar a iniciativa de Marília e divulgarmos sua campanha, incentivando nossos leitores a aderirem enviando suas mensagens.

A campanha foi tão bem articulada, que despertou interesse como notícia e foi motivo de reportagem do site Uol Esportes e em outros órgãos de imprensa. Veja a foto abaixo ou clique aqui e leia a íntegra da reportagem, que saiu também no  Jornal de Uberaba e no Cruzeiro.org.








Ela mesmo, Marília Horta Faria, nos falou sobre a sua campanha vencedora, leia abaixo a entrevista que fizermos com a torcedora:

O que a levou a criar essa campanha?
Lá pro começo de novembro,um amigo meu disse que seu pai havia conversado com algum dirigente do Cruzeiro e ele afirmara que Adilson não ficaria com certeza e Ney Franco viria. Como acho o AB o técnico ideal para o clube, não queria deixar as coisas como estavam. No clássico de julho, eu havia entrado uma carta minha para ele. Dizendo tudo que eu penso sobre o seu trabalho, pedindo desculpas pelas vaias injustas, etc.. Achei que se reunisse mais pessoas que fizessem o mesmo, (que escrevessem cartas elogiando o treinador, pedindo que ficasse) aí o Adilson iria ver o outro lado da moeda , o lado que a imprensa não mostrava.. A parte da torcida que gosta dele.


Como divulgou sua campanha?
Primordialmente, comecei a perguntar apenas para o pessoal que eu conhecia, no meu msn. Depois, me dirigi à comunidade oficial do Cruzeiro e fui a um tópico 'Campanha: Fica AB!' e mandei um scrap para cada pessoa que eu via apoiando o técnico , explicando o que eu estava tentando fazer. Tentei por umas 4x sem sucesso criiar um tópico na comunidade sobre a campanha. Apenas após a entrega da primeira remessa, quando criei um tópico falando que restitui todas as cartas nas mãos do AB, aí sim não o apagaram.
Ou seja, eu tive que ir de profile a profile divulgar a campanha. Claro, pude contar com a ajuda de MUITA gente, como você mesmo , Carlão.. E com meus amigos mesmo, peguei muitas cartas manuscritas.

Você acha que ajudou de alguma forma para que Adílson Batista permanecesse no Cruzeiro?
Bom, se influenciou na decisão Adilson, eu não sei.. Mas eu acho que ele enxergou que a torcida se importava se permaneceria ou não no clube. E era isso mesmo que eu gostaria que ocorresse.
A imprensa sempre expôs a parte da torcida que não gosta dele. E era isso que ele pensava: que os cruzeirenses detestavam o trabalho dele. Tanto que ele chegou a pedir demissão, como declarou em uma entrevista.

Afinal quantas mensagens ao todo você conseguiu entregar ao Adílson?
Na primeira remessa, eu acho que consegui umas 100 cartas. Não sei ao certo, porque nesse dia recolhi MUITAS cartas manuscritas na porta do Mineirão e na correria para entregá-las ao Adilson, não tive tempo de contar. No dia do jogo contra a Lusa, consegui exatamente 134 recados.

Tem uma (ou mais de uma) mensagem que te chamou mais a atenção?
Houve um cara que escreveu dizendo que o Adilson frequentava a mesma igreja que ele.. Achei bacana o técnico ter essa dedicação, mesmo fora da cidade de sua origem. Houve também um garoto que disse que conversara com o treinador na Toca da Raposa e se embasbacou com o carinho e com a humildade de Adilson.
Mil perdões, mas das cartas que eu lembro, as que mais me chamaram a atenção foram essas.

Como Adílson reagiu quando você lhe entregou as mensagens?
Na primeira vez, creio que ele ficou bem contente.. Abriu um sorriso quando ouviu o que eu tinha na pasta.
No dia do jogo contra a Lusa, antes de entregar as outras cartas, ele veio me falando que havia lido as outras.. E disse que leria as que eu estava entregando naquele momento.

Como você se sentiu por ter virado notícia em sites, blogues e jornais?
Fiquei feliz. Ainda mais por ter ajudado na divulgação da campanha para a segunda remessa.

Qual o recado você daria para outros torcedores do Cruzeiro, principalmente aqueles que não aderiram à campanha por um ou outro motivo?
Principalmente aos que me desrespeitaram eu digo:
Eu corri atrás do que acredito e não fiquei digitando lamentações no orkut.

Você tem mais algum plano para colocar em prática nessa linha?
Caso seja necessário realizar alguma outra mobilização, será feita, claro.
O cruzeirense se diz exigente... Mas a maioria fica apenas reclamando dos problemas, apontando os defeitos ,ao invés de tentar achar a solução e fazer algo a respeito. Isso para mim é conformismo. Espero que isso mude com o tempo.

Você acha que a torcida do Cruzeiro é menos apaixonada que a do rival citadino?
Acho não. Faço parte de uma torcida (Fanáti-Cruz) que o que não falta aos integrantes é amor ao time.
Creio que não é diferente pro resto da nação azul.
Mas acho nossa torcida mal acostumada. Criticaram tanto o Adilson por não ter conseguido o título. Mas por que não criticaram então o Dorival Junior que quase não nos deu a Libertadores e perdeu várias partidas para times pequenos e dentro de casa?
A campanha do Adilson foi tão boa esse ano que eles acostumaram a ganhar e quando perdíamos, era motivo de pedir pra sair técnico. Realmente ficamos e somos mal acostumados.


Ouça o áudio de uma entrevista com Adílson Batista, em que é citada a campanha (aos 05:49 m da entrevista):

Cortesia Rádio Cruzeiro

Leia também o texto Provindo do Céu, produzido por Daniel Hott e Marilia Horta, clique aqui.

11 comentários:

Leônidas Cruzeirense disse...

Respeito todas as opiniões, principalmente as vindas de Cruzeirenses verdadeiros, mas o Adilson é péssimo e se dependesse de mim ele já estaria bem longe do nosso CRUZEIRO. É FATO!

Anônimo disse...

Não só o Cruzeiro, mas acho que no Brasil muitas torcidas seguem o mesmo caminha, outras acham que chingar, brigar etc.. ajuda mas...

ABraço Carlão!

Jogo Aberto disse...

o adilson é um grande treinador.

warley.morbeck disse...

Feliz ano novo para vc, amigo.

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com
http://eternabola.blogspot.com

Ricky_cord disse...

Fred seria uma óptima contratação. Acho-o muito bom jogador

Emanoel Ferreira disse...

JÁ ESTOU PRONTO PRA PARCERIA VELHO!
MAS KARA, PRECISO URGENTEMENTE DE UMA EQUIPE DE DIVULGAÇÃO DO BLOG, QUE TAMBÉM SERIA UMA EQUIPE DE CONTEÚDO, OU SEJA, EQUIPE QUE COLOCARIA VÍDEOS, IMAGENS, ÁUDIOS, ZUEIRAS COM AS PENADAS TODOS OS DIAS! VC PODE ME AJUDAR KARA? OLHA COM SUA GALERA AÍ!
www.cruzeironews.blogspot.com

abraços.

Emanoel Ferreira disse...

AH, A EQUIPE Ñ TEM LIMITE NÃO KARA... QUANTO MAIS MELHOR... RESPONDE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL KARA, QUERO COMEÇAR 2009 FERVENDO VELHO, VAMO LEVAR O NOME DO CRUZEIRÃO ATÉ O INFERNO!!!!

Ruy Moura disse...

FELIZ QUADRA FESTIVA, AMIGO!

SAUDAÇÕES DESPORTIVAS!

Diego Louzada disse...

grande trabalho desta menina, que com certeza acabou ajudando na permanência do excelente adilson no cruzeiro.

Abraço e feliz natal, meu amigo!

Daniel Leite disse...

Impressionou-me bastante a consciência da torcedora, especialmente no apoio ao Adílson. Ainda mais porque ela cumpriu o papel do verdadeiro adepto: correu atrás daquilo que acredita ser bom para o clube. Grande iniciativa.

Até mais!

Gerson Sicca disse...

A campanha pegou, hehehe
Carlão um feliz natal pra ti e pra toda a família!
Grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vão pra lá, venham pra cá, naveguem pois:

Você no mapa:


Visitor Map