sexta-feira, 1 de maio de 2009

De volta à triste realidade


Leonardo Silva Gol

Graças ao trabalho de lavagem cerebral promovido pela Galopress desde o início do Campeonato Mineiro 2009, a torcida atleticana foi ao Mineirão no último domingo acreditando que seu time seria capaz de segurar a máquina celeste, desta vez na sua versão full power.

O Galo, segundo nossa sempre incauta imprensa mineira, estava numa “crescente” e sem perder a 13 jogos, sendo a última derrota exatamente para o Cruzeiro, na primeira fase do campeonato mineiro. O problema, que a Galopress obviamente fingia ignorar para aumentar as esperanças do lado alvinegro, era que nestes 13 jogos o Galo jogou apenas contra times do interior de Minas, contra o horroroso Itabaiana de Sergipe e contra o Guaratinguetá, time recém-rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Como se fala que um time está numa crescente tendo tais adversários como parâmetros? Se o Galo tivesse vencido as setes partidas por goleadas exorbitantes ou estivesse poupando jogadores, tudo bem. Todavia, os alvinegros sofreram para vencer alguns destes compromissos: no primeiro jogo contra o Guaratinguetá, só empataram porque o juiz arranjou um penâlti ridículo sobre o Tardelli. Contra o Rio Branco, nas semifinais do Mineiro, venceram os dois jogos mas o que se viu foi uma avalanche de gols perdidos pelo time de Andradas.

Para o desespero da imprensa galista, todos os esforços de alçar o time alvinegro para um nível superior tem esbarrado na solidez cruzeirense. Foi assim no Torneio de Montevidéu, na primeira fase do Mineiro e agora nas Finais. No Uruguai, a desculpa foi que o time estava desentrosado; na primeira fase foi a arbitragem. O que a Galopress usará como desculpa para os 5×0 de ontem? A ausência do Éder Luís e do Renan Oliveira? Ou talvez o fato de Fabiano e Élder Granja não poderem jogar no Mineiro? Será que os galináceos não desconfiarão que estavam sendo iludidos todo o tempo pela imprensa alvinegra?

Só para dar um exemplo: no jornal mais famoso das Gerais, na seção onde são dadas notas para as atuações dos jogadores, o lateral esquerdo Júnior (que deveria virar nome de avenida em BH) ganhou nota 6 e a seguinte descrição para sua atuação: “Um dos poucos lúcidos no lado alvinegro. Defendeu, desarmou e armou jogadas.” Tenho de admitir que Júnior realmente tentou criar alguma coisa, mas dizer que ele desarmou e defendeu? Será que quem escreveu o texto não percebeu que o Cruzeiro passou praticamente o jogo todo atacando pela esquerda da defesa atleticana? Será que ele não viu que nos dois gols do Jonathan o Júnior sequer estava lá para dar combate?

Outro ponto é o endeusado Tardelli, que chegou como o Redentor Alvinegro, aquele que quebraria a sequência cruzeirense. É um jogador inteligente e habilidoso e que jogou sozinho no ataque ontem. Porém, ficou claro que quando marcado por defensores de qualidade, some em campo. Já enfrentou o Cruzeiro 3 vezes este ano (nas outras duas tendo a companhia do Éder Luís, para evitar qualquer contra-argumento dos alvinegros) e nunca conseguiu desequilibrar. É, sem sombra de dúvida, o melhor jogador do Atlético, mas acreditar que somente ele levará o Atlético a grandes conquistas é forçar a barra.

Já no que diz respeito ao duelo dos técnicos, Adílson Batista destruiu o esquema de Emerson Leão. Usou e abusou da avenida Júnior e da rapidez do meio-de-campo cruzeirense para envolver a frágil defesa atleticana. Neutralizou bem as poucas armas do Atlético e acabou com o jogo quando os galináceos tentaram vir para cima. Esperemos para ver o que a mídia esportiva falará sobre isso, ela que caiu de pau no Adílson nos últimos dias, principalmente depois que o Galo terminou a primeira fase como líder.

Mais um problema para a Galopress: sem o título do Mineiro, as únicas chances do Atlético de conquistar um título este ano serão na Copa do Brasil e no Brasileiro. Na primeira competição,  os alvinegros se quiserem ser campeões terão de passar pelo menos por um destes times: Corinthians, Internacional-RS, Flamengo ou Fluminense.
Na segunda, a coisa piora porque aí entram Cruzeiro, São Paulo, Palmeiras, Sport e Grêmio, que estão disputando a Libertadores. Será que vão os jornalistas serão capazes de afirmar que com este elenco (já incluindo Fabiano e Élder Granja), o Galo tem chances de ser campeão?

Na minha opinião, a imprensa tendenciosa vai apelar novamente para a “paixão cega” do torcedor atleticano e para o mito de que a massa ama o time, não importa o que aconteça. E tentar levar a lavagem cerebral adiante.

Vamos ver até quando isso dura.

Written by Eduardo Rodrigues - Abril 27, 2009 às 9:03 pm

Publicado originalmente no Blog Miscelânea.

20 comentários:

DUFF disse...

MUITO COERENTE O TEXTO DO AMIGO AZUL. A MÍDIA ILUDE DEPOIS DERRUBA O ATLÉTICO E OS SEUS SOFREDORES. FOI ASSIM EM 2008 E SERÁ EM 2009. TENHO PERCEBIDO QUE ALGUNS ATLETICANOS MAIS CRÍTICOS ESTÃO TOMANDO VERGONHA E ADIMITEM A DSECADÊNCIA DO TIME, ESTÃO DISPOSTOS A TENTAR MUDAR ESTA REALIDADE. COITADOS. SERÁ QUE VÃO CONSEGUIR? BOM DSO LADO AZUL TUDO VAI BEM. SAUDAÇÕES CELESTES.

Blu disse...

HUAHUAHUAHUAH
Muito bom mesmo.
Essa freguesia tá demais. A cada jogo que passa, acho que uns 10% de atleticanos desistem do futebol.

Persio Presotto disse...

que saco essa imprensa, hein! abs, pp

Zêro Blue disse...

REALMENTE MITO QUE A MASSA AMA O TIME!

Senão vejamos. Que torcedor apaixonado é esse que aos 15 min do 2º tempo já abandonava o time?

Essa é a PAIXÃO DA MASSA?

Uma palhaçada que foi criada pela GALOPRESS. Eu não tenho pena dos atreticanos, eles são iguais a maridos traídos que não se importam com a traição, GOSTAM DE SOFRER.

Muito bom o texto, mais um ótimo texto que disseca a verdadeira face da imprensa galista de BH.

Vou re-publicar lá no blog também caro Eduardo, com sua permissão.

Na quarta-feira ok?

A Imprensa Galista se esqueceu que a Máquina Azul jogou quase todo o campeonato com time misto, só agora tá com o time principal, para o terror dos galináceos.

5×0 sem dó. Tomara que repitamos a goleada para acabar de vez com a bestialidade dessa imprensa fajuta.

Abraços Eduardo.

Conclamamos à todos a aderirem:

BOICOTE JÁ À GALOPRESS……

ACESSEM:

http://www.soumaiscruzeiro.cjb.net/
http://anti-gaylo.blogspot.com

Saudações Celestes

SITE/BLOG Sou Cruzeirense - Site Sou Cruzeirense – Blog CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense VAMOS BOICOTAR A IMPRENSA GALINÁCEA, VAMOS DAR UM BASTA NA PROTEÇÃO AOS EMPLUMADOS! VAMOS EXIGIR RESPEITO AO CRUZEIRO!!!

Breno disse...

se os atleticanos quiserem chorar domingo. OBS: Sou torcedor do VITORIA. 3 x 0 Vitoria no Mineirão

Impasse Livre disse...

, lúcido texto...agora vamios fazer uma troca: eu boicoto a "galopress" e vc a fla-press" ok? rs abraços, topo do ceu é de que cor? celeste em BH! abs, leandro

Uelton Gomes disse...

É meu caro Carlão, vc tinha toda razão naquela entrevista que vc deu ao meu blog, como diria minha vó imprense de meia tigela.

Abraços!!!

Ítalo Oliveira disse...

Parabéns pelo post. Esse time do Atlético é muito fraco, vai cair. Já vai ser eliminado pelo Vitória na Copa BR.

Bora fazer uma parceria.

Visita lá no blog: http://arenabaianafutebol.blogspot.com

Jogo Aberto disse...

ja é o campeao 2009

Gremista Fanático disse...

Sera que teremos mais um passeio do Cruzeiro? Tudo leva a crer que sim. vamos ver, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

simone castro disse...

Nós mineiros bem sabemos a respeito desse mito de torcida que a galopress faz questão de alimentar há anos. Mas sabemos também que tudo isso é mentira, porque a torcida do Cruzeiro já é bem maior há muito tempo!
A torcida do CAM é aquela que nos chama de simpatizantes, mas que aos 15m. do segundo tempo abandonou o time?
É aquela que desistiu de apoiar o time no segundo jogo da final do mineiro?
É aquela que ano passado colocava 5,6 mil por jogo no brasileiro?
É aquela que é mais apaixonada por ela mesma que pelo time?
É aquela que é sempre feita de trouxa por sua diretoria?
É aquela cuja maioria de torcedores nunca viu o time ganhar nada importante?
Sim, é essa que a mídia tenta exaltar a todo custo, enquanto espera que o patético ganhe títulos expressivos, o que pelo visto, vai demorar mais 100 anos para acontecer...

Hugo Serelo disse...

É assim mesmo, Carlão: 2008-2009, uma mão lava a outra.

Rodrigo Estevam disse...

Sorte para o Cruzeiro contra o atlético Carlão xD...

passa no meu depois >> http://www.i-aew.tk/

abraços..

Felipe Moraes disse...

Parabéns, Cruzeiro, Campeão Mineiro de 2009!

aeuaheuahuea

Abraço,
Felipe Moraes

Jefferson freire disse...

CRUZEIRENSE, Parabéns pelo título! Qnt ao galo, eles não ganharão nada este ano. A única chance era o mineiro, mas dançaram feio de novo!!!

Abços

Carla disse...

É CAMPEÃOOOOO
Segunda feira para os cruseirenses é sinônimo de felicidade:
Jogo no domingo + segunda feira = Só alegria ... principalmente se esse jogo do domingo é contra aquele povo do lado poluido da lagoa!!!!
Isso ta começando a ficar sem graça, mas valeu pro Sorin e Kléber que tavam com muita vontade de ganhar esse título e também pra tomar um banho de beleza.
Sabia que a lama (na qual o presidente do time la do lado da lagoa poluida falou que o campeonato estava afundado?) faz bem pra pele e elimina o stress e tira os pés de galinha do rosto hahahaha
Bom... só passei mesmo pra dizer que tou muito feliz e agora só falta a libertadores!
Arribaaaa!

Impasse Livre disse...

E SÓ DÁ CRUZEIRO. O CEÚ EÉ CELESTE E NA GRANJA DO GALO, O PATRÃO DECRETOU: MORTE AS GALINACEAS! QUEM DEPENOU AS GALINHAS? UNS TAIS DE PERRELAS....RS ABS, LEANDRO AQUI NO RJ: SEGUE A CAMPANHA BOICOTE A GALO-PRESS E A FLA-PRESS!

Impasse Livre disse...

E SÓ DÁ CRUZEIRO. O CEÚ EÉ CELESTE E NA GRANJA DO GALO, O PATRÃO DECRETOU: MORTE AS GALINACEAS! QUEM DEPENOU AS GALINHAS? UNS TAIS DE PERRELAS....RS ABS, LEANDRO AQUI NO RJ: SEGUE A CAMPANHA BOICOTE A GALO-PRESS E A FLA-PRESS!

Impasse Livre disse...

E SÓ DÁ CRUZEIRO. O CEÚ EÉ CELESTE E NA GRANJA DO GALO, O PATRÃO DECRETOU: MORTE AS GALINACEAS! QUEM DEPENOU AS GALINHAS? UNS TAIS DE PERRELAS....RS ABS, LEANDRO AQUI NO RJ: SEGUE A CAMPANHA BOICOTE A GALO-PRESS E A FLA-PRESS!

Nando Couto disse...

Campeão Invicto e Indiscutível!!

E agora Gaylos? vão falar o q?

lunaticruz.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vão pra lá, venham pra cá, naveguem pois:

Você no mapa:


Visitor Map