quarta-feira, 3 de junho de 2009

Tudo sobre os confrontos entre Cruzeiro e São Paulo




O segundo jogo entre Cruzeiro e São Paulo (17/06 - 21:50 - São Paulo x Cruzeiro) será um confronto dos mais importantes entre clubes do Futebol Brasileiro em 2009. Ele vai definir quem jogará as semifinais da Copa Libertadores de 2009.

Convidamos 02 blogueiros para passarem aqui suas opiniões e análises sobre o último confronto dos dois times, só que válido pelo Campeonato Brasileiro de 2009.

Dom Joker do bom blog Análises Táticas, que analisa os rivais do Cruzeiro nas diversas competições traça um perfeito raio-x do jogo da pela 4ª rodada do Brasileirão 2009.

Fernando do Blog Lunaticruz, faz um relato sobre o pior problema do Cruzeiro, que aliás já vem há bem tempo atormentando a China Azul: O Cruzeiro Versão “Fora de Casa”.

A postagem ficou muito longa, mas a leitura é recomendada, sem preguiça então, vamos aos textos:

Infelizmente confesso. Confesso que nessa rodada, nessa partida - que para mim não é passado e não pode ser encarada assim - o treinador Adilson Batista fez o que muitos reclamam, inventou. Inventou tanto que nem a disposição do Kleber - único jogador dos alvi-celestes que merece elogios - que demonstrou realmente ser um gladiador adiantou.

Irei dividir a análise em duas partes, São Paulo e Cruzeiro:

SPFC:
Confesso que também errei, errei tanto que no meu blog a análise que fiz da disposição tática do time paulista está com tantos erros que tenho vontade de retirar o post. Fui “tapeado” pelo rabugento, chato, metido e excelente técnico Muricy Ramalho, ele foi simplesmente genial. Mudou toda a equipe, resolveu o problema no ataque, na criação do meio-campo, na defesa fechou espaços e nas laterais, deu mais qualidade ainda pela esquerda.

No gol Denis não teve dificuldades, apenas chutes de longa distância fizeram com que ele sujasse o uniforme, senão, podiam poupar a lavagem da roupa do goleiro.

Na defesa, os três zagueiros foram absolutos, André Dias novamente jogou muito bem, com boa saída de bola e excelente cobertura aos zagueiros Renato Silva e Miranda (ambos revezaram na marcação do Gladiador em um ridículo rodízio que falarei mais abaixo) que se preocuparam em marcar apenas o Kleber, pois o Wellington Paulista...

Nas alas, outra alteração, o bambi-mor Richarlyson estava suspenso e Júnior César, infinitamente superior ao irmão do Alecsandro, fez os torcedores celestes lembrarem que o Jonathan não é gênio e sim apenas e tão só apenas um bom jogador. Na direita o Zé Luis (ex-cocota) marcou e somente isso, fechando o principal flanco do ataque celeste.

No meio sim, foi feita a substituição que, para mim, foi decisiva. Saída de Hernanes, entrada de Marlos (ex-Coritiba), esse sim, desmantelou a defesa celeste e no segundo gol deu um drible desconcertante no Fabrício. Marlos desequilibrou, rápido, ousado, bateu bem a gol e teve visão de jogo (como tem o Wagner e não o Ramires entendeu AB?). Os volantes, Eduardo “Botineiro” Costa e Jean se apresentavam bem postados diante da zaga tricolor, o segundo, ainda tentou algo ofensivamente, porém não levou perigo a meta celeste.

No ataque, Muricy cedeu, cedeu a pressão da torcida, da mídia e principalmente do jogador. Borges reclamou muito da reserva e acabou conseguindo demonstrar para o técnico que deve sim, ser o companheiro de ataque do Washington. Tanto deu certo que dois dos três gols foram deles.

Até nas substituições o São Paulo foi melhor, apostou em um ataque veloz enquanto o Cruzeiro tentava atacar no segundo tempo e deu no que deu, Dagoberto fez mais um.

Sobre o SPFC, acho que falta acrescentar ainda que não foi uma grande equipe, não levou perigo a meta celeste, porém como todo time montado pelo Muricy desde que chegou a capital paulista, a equipe é objetiva, fez os gols quando teve chance e não titubeou quando foi forçado a se defender.

CRUZEIRO:

Adilson errou, teve azar e ainda por cima contou com a falta de vontade de alguns jogadores.

Logo na escalação AB já teve problemas, perdeu o melhor zagueiro da equipe, não podia contar com Wagner mais uma vez e nem com TR e Soares – para mim, ambos farão muita falta à equipe, pois não há um jogador veloz para suprir a ausência deles, assim acho que AB deve mudar o esquema de jogo.

No gol o Fábio teve trabalho no máximo duas vezes, não foi exigido hora nenhuma e os gols foram acontecendo sem que ele tivesse possibilidade de reagir em nenhum deles.

Nas laterais, Jonathan voltou a ser o que antes era, apoiava mal e defendia pior ainda, G. Magrão, atabalhoado, porém correu e se esforçou, ainda mandou uma bola na trave quando fazia a vez de atacante pela direita – isso sim é estranho, falta de obediência tática ou invenção do AB? – logo após o primeiro gol sãopaulino.

Na zaga AB inventou, apostou em uma dupla de zaga já testada ano passado e que apenas se mostrou mais uma vez insegura, grosseira e estabanada, Léo Fortunado e TH foram ridículos, trombavam, marcavam o mesmo atacante, subiam mal ao ataque e erravam jogadas básicas na defesa – ainda não entendi o porque de não entrar com o Gustavo na zaga, Léo Fortunato não é titular e o rodízio não iria continuar? -, atuação pífia dos zagueiros celestes.

No meio-campo o maior erro, o que não vinha dando certo permaneceu errado. Minha única crítica ao AB era a persistência com o Ramires que não vem jogando nada! Exatamente isso, nada! Ultimamente pensa que é craque, deu entrevista falando que tem o estilo do Vieira (meia francês que jogou em gigantes europeus como Internazionale-ITA e Arsenal-ING), porém nunca, nem de perto jogou 50% do que jogou o francês. Inventou canetadas, chapéus, dribles esdrúxulos, sinceridade: “Arriverdeci Ramires e obrigado pelos serviços prestados!”.

Os volantes: MP errou tantos passes que nem parecia o volante já conhecido por nós cruzeirenses. Fabrício, cada vez mais ridículas as atuações do nosso camisa 5, porém domingo reparei uma coisa; o Fabrício é quem organizou a equipe, todas as bolas passaram por ele, ele tinha que acionar os laterais e sempre recebia a bola de frente para a defesa, assim o isento de parte da culpa pelo péssimo futebol e culpo o AB – acredito sim que disciplinado taticamente como o Fabrício foi e é, alguma ordem vem recebendo para armar as jogadas, e a ordem só pode partir de um cara, o AB -. Henrique, esforçado, realmente sofreu falta no gol marcado pelo Washington mais não o isenta de errar tantos passes e principalmente, não conseguir desarmar ninguém nem muito menos conter o Marlos, papel que deveria ser dele e se não foi, mais um ponto negativo para o AB!

No ataque o Gladiador demonstrou mais uma vez muita raça, errou muitos passes e não pecou por omissão, pelo contrário, chamou o jogo para si, porém sozinho nada iria resolver, apanhou muito e dessa vez se perdesse a cabeça eu concordaria com ele, um absurdo o que vem fazendo os juízes com ele, acho que só se cortarem uma perna dele fora será dado falta. Já WP... Eu o pedi, queria que ele fosse pro jogo, queria que fosse titular, porém foi ridículo, uma das piores atuações que vi de um centro-avante no ataque do meu clube querido, ele não acertou nenhum passe, não bateu nenhuma bola certa a gol, não se posicionou bem e ainda pecou, ao contrário do Kleber, por omissão.

As substituições bizarras: Athirson (que Deus me perdoe, ainda bem se machucou) não acrescentou nada a equipe, pelo contrário, piorou a já ruim equipe do Cruzeiro; Zé Carlos, para mim uma piada do Perrella com a torcida, ou melhor, do AB com a torcida, pois ele não é obrigado a colocá-lo (e foi ele quem o indicou), o cara é esforçado e só, não merece envergar o manto alviceleste estrelado. E por último a última burrice, a entrada do Elicarlos no lugar do Athirson, alguém me explica, perder de 2 X 0 é bom?

Dom Joker
Análises Táticas - Análises de todos os adversários celestes em todas as competições



O Cruzeiro foi derrotado no último domingo pelo São Paulo por vergonhosos 3x0, no Morumbi. Os gols foram marcados por: Washington, Borges e Dagoberto.

A equipe celeste mantém a escrita de péssimas atuações fora de seus domínios. No campeonato Brasileiro o time não vence desde Setembro de 2008, só nesse ano foram duas derrotas, para Náutico e São Paulo, com 5 gols sofridos e nenhum gol a favor.

Ontem, o Cruzeiro foi escalado pelo técnico Adilson Batista com 4 volantes novamente, com Ramires vestindo a 10. Os azuis estiveram bem no primeiro tempo, criando boas jogadas, mas sofreram 2 gols, sendo o primeiro uma falha bisonha da zaga, principalmente de Henrique que esteve muito mal no jogo errando passes e falhando na marcação.

Além de Henrique, que é constantemente questionado pela torcida, falta um companheiro de ataque para Kléber, Wellignton Paulista tem atuado abaixo da crítica. O Gladiador é perseguido dentro de campo, até mesmo de forma violenta e não tem conseguido produzir o esperado; e o Cruzeiro que era forte com seus "Elementos surpresa" não demonstra mais esta característica, pois Ramires é simplesmente anulado quando joga com a 10, assim como Kléber, ele precisa de um companheiro criativo ao seu lado, este seria na ausência de Wagner,
o garoto Bernardo, ou ainda o ala esquerdo Athirson poderia ser uma boa opção, mas Adilson Batista insiste no esquema com 3 volantes de marcação atuando ao lado do Queniano.

O Esquema montado por Adilson, mostrou todas as deficiências no segundo tempo, onde o São Paulo já vencendo por 2x0, se fechou melhor em seu campo de defesa, enquanto o Cruzeiro tocava a bola improdutivamente, até errar e proporcionar os contra-ataques tricolores. Até que num lançamento longo para Dagoberto (impedido) o placar foi fechado: impiedosos 3x0 sobre um time irreconhecível atuando fora de casa.

Resta-nos esperar uma postura diferente para o jogo de volta na Copa Libertadores, onde o Cruzeiro precisará, no mínimo, empatar com o mesmo São Paulo no Morumbi.

Blog Lunaticruz




Notas do Editor do Blog Sou Cruzeirense:

As opiniões dos blogueiros não refletem necessariamente a opinião do editor desse blog, embora em muitos pontos os referidos tem razão, à nosso ver.

No blog Miscelânea do Eduardo Rodrigues há também um bom texto sobre o último jogo e sobre o problema dos jogos fora de casa para o Cruzeiro, recomendo a leitura.

A caça da defesa são-paulina a Kléber rendeu o afastamento do árbitro do jogo e seu auxiliar, mas isso não passa de um afago da comissão de arbitragem.

O presidente Celeste divulgou carta de protesto pela sucessiva e não coibida prática de se fazer rodízio de faltas em Kléber. Equanto isso o artilheiro vai se mantendo firme em não revidar e não ser expulso. Leia a carta clicando aqui.


11 comentários:

Leônidas Cruzeirense disse...

Caro Carlão, até o Dom Joker já está vendo erros no Adilson. Já é hora do Adilson mudar seus conceitos ou ir procurar outro lugar para aplica-los. É FATO!

Gremista Fanático disse...

Essa pausa na Libertadores é muito sem graça, faz com que a angustia aumente e mesmo com jogos do Brasileirao no meio o assunto é só esse, boa sorte ao Cruzeiro, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Persio Presotto disse...

boa sorte para o seu cruzeiro. abs, pp

Clítia Milagres disse...

Belos textos e análise excelente. Caro Carlão...seu blog ficou ainda mais interessante e substancioso rss.
Percebi que a palavra e atitute do momento é: MUDANÇA

Bjs

Clítia Milagres disse...

Carlão...torço sempre pelos times do interior, é mais uma chance de mostrarmos o nosso talento (prata da casa) e quem sabe com a reestrutruação do Villa do Carmo de Barbacena, o meu filhote não volta às origens da mãe e entra pro time...rsss.

bjs

LTLM disse...

Oi

vc tinha pedido a miniatura do alex com a camisa do cruzeiro e ja esta postada la no meu blog http://soccermini.blogspot.com/ .

Valeu

Anna Flávia disse...

O São Paulo não merece passar pra próxima fase. Pra cima deles, Cruzeiro!

Walter Seixas disse...

Salve Carlão,


Bom ter gostado do post.

Demorei um pouquinho, me empolguei mais ainda, mas...

De qualquer maneira, essa semana conto com sua visita após minha análise sobre o Internacional.

Sem mais.


Dom Joker
Time do CARTOLA F.C.: FirenzeCelesti
ACIMA DE TUDO O CRUZEIRO!
"La Bestia Negra" - Nos resta apenas SP e GFBPA...

Gerson Sicca disse...

Carlão, obrigado pelos elogios lá no blog!
Tem q ver o lado bom desses 3 a 0 do domingo passado. Muricy mexeu no time agora e isso deve ter deixado o adilson ligado. dificilmente haverá surpresa tática no segundo confronto da libertadores.dá tempo de arrumar a casa.
Qto ao jogo com o colorado, na boa, acho que não precisar ter tanto medo assim. Esse papo de melhor time do Brasil é coisa de jornalista do eixo rio-sp que só vê os gols do inter e não os jogos. O time tem jogado muito recuado fora de casa, o tite tem medo de atacar. Pra te falar, estou até desesperançoso com essa copa do brasil. Tá duro de assistir. tem sido ataque contra defesa o tempo todo. Acho que vcs ganham tranquilo no domingo. Na pior das hipóteses empate. O colorado só ganha se der uma louca no taison e ele fizer uma daquelas jogadaças. Só ganhamos fora de corinthians e goiás por causa do nilmar e do taison, e da defesa que tá se segurando.
Jogando assim o Inter vai decair no brasileiro em seguidinha
Abraço!

Vinicius Grissi disse...

Só tenho uma certeza: será um duelo eletrizante! Os dois times são ótimos e vão lutar até o fim pela classificação.

Acho que o Cruzeiro passa.

Uelton Gomes disse...

Será um grande jogo, acho que o Cruzeiro leva essa classificação. O grande problema é se o time perder rendimento nessa etapa de classificação, isso é muito preocupante.

Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vão pra lá, venham pra cá, naveguem pois:

Você no mapa:


Visitor Map