quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Tostão, um apelido, um símbolo, um ÍDOLO.





Não tenho a pretensão de trazer nenhum detalhe novo sobre a vida de Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão. Nenhuma peculiaridade que já não tenha sido dita ou publicada sobre esse grande homem, grande atleta e grande ídolo não só da torcida Cruzeirense, mas de todos os brasileiros.

Tão somente nossa intenção é de registrar aqui para os meus qualificados leitores, a passagem do aniversário desse “mago da bola”, desse grande homem, valoroso atleta e amado craque que vestiu e honrou a mais bonita das camisas deste planeta.

No último dia 25/01, este exponencial jogador, comemorou mais um aniversário. Completou 62 anos de existência. O hoje comentarista respeitado, foi outrora um craque temido pelos adversários.

Genialidade o melhor atributo pra definir o camisa 8 do Cruzeiro, que acima da média, comandou um time mágico que o Cruzeiro formou em meados da década de 60. Ao lado de grandes craques como Piazza, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Evaldo e Raul, Tostão participou da heróica conquista do título Brasileiro de 1966, o principal enquanto jogador do Cruzeiro. As grandes atuações à frente da “Academia Celeste”, como foi intitulado esse time, levaram Tostão a disputar a Copa de 1970, no México, com o melhor time que o Brasil já montou em todos os tempos. Se 1966 foi um ano consagrador para o Cruzeiro, 1970 o foi para o futebol Brasileiro.

Essa conquista da Taça Brasil, equivalente ao Camp. Brasileiro de hoje, em 1966 sobre o magistral time do Santos de Pelé, Zito, Pepe e tantos outros consagrados craques, determinou um novo tempo para o Cruzeiro, e por extensão para o futebol de Minas.
Foram dois jogos na final que o Cruzeiro venceu e convenceu 6x2 no Mineirão em 30/11/66 e 3x2 em 7/12/66 no Pacaembu.

O jogador foi o maior artilheiro de todos os tempos no Cruzeiro. Tostão marcou 248 gols, defendeu as cores celestes por nove anos de 63 (aos 16 anos) a 72 (no time principal, pois desde 61 era jogador das categorias inferiores do Cruzeiro) e conquistou 04 títulos de Campeão mineiro em 1965, 1966, 1967 e 1968 e a Taça Brasil de 1966.

Tostão tem a maior média de gols por ano do Mineirão, foram 17,875, enquanto o segundo da lista, tem uma média de 11,692 gols por ano nos 12 anos em que jogou no Atletico(MG), muito inferior ao Craque Azul. Por feitos como esses, ele é considerado por muitos o maior atleta dos 88 anos de história do Time Estrelado.

Driblador inteligente, objetivo, mas também extremamente solidário, Tostão foi o responsável por algumas das assistências mais espetaculares do futebol brasileiro e do mundial de 70. Reconhecido por todos como um jogador de estilo único em todos os tempos.

Mas Ditão, de tão forte chute, haveria de acertar o olho de Tostão ao rebater uma bola. O zagueiro corintiano entraria em 1969 para a história do futebol brasileiro como aquele que ousou, involuntariamente, interromper o reinado do craque Tostão. Levado aos Estados Unidos pra ser operado o craque voltou a jogar, mas nunca ficou totalmente curado da lesão (descolamento de retina) que o obrigou a interromper sua majestosa trajetória aos 27 anos cinco anos após ter sido atingido pelo chute de Ditão, em 1974, quando abandonou o futebol.

Hoje como comentarista, Tostão é respeitado por defender sempre suas opiniões, não se furta a expressá-las mesmo que saiba que não vai agradar a algum dirigente ou mesmo atleta. Tostão como comentarista é quase tão reconhecido como o foi com a bola nos pés.


30 comentários:

Leônidas Cruzeirense disse...

Boa Lembrança Carlão. Parabéns Tostão. É FATO!

jorgefernando disse...

Amigo Carlão:

Você, que é uma pessoa reconhecidamente inteligente, terá, com certeza, a compreensão do que Tostão faz, como ídolo cruzeirense. Ele declinou dos "parabéns para você", dos "você é demais", dos "ele é fera". Sua grandiosidade está no feito, não o que dirão. Perceba que não existe uma "Sede Tostão", ou "Arquibancada Tostão", ou "Passarela Tostão". Algum dia alguém, com coragem, fará o mesmo. Mas, ele continuará igual.
Para manter a coerência, e homenagear Tostão, que essa Luz que o guia siga brilhando e caminhando rumos diferentes.

Jorge Schulman

Zêro Blue disse...

Sei que Tostão não é afeto a aceitar homenagens, pelo que peço desculpas.

Mas eu não tive dúvidas quando lí no site oficial que 25/01 era natalício daquele a quem mais admiro no Futebol. Não tenho ídolos, não tenho gurus, não mas O HOMEM, O CRAQUE TOSTÃO representam muito na minha vida.

Lembro-me de meu falecido Pai, Cruzeirense de primeira hora, a falar do símbolo Tostão. Não tem como não admirar Tostão. Cresci ouvindo seus feitos.

Não chega a ser uma homenagem, é um simples registro de uma data que é importante pro homem Eduardo Gonçalves, e este homem é
realmente importante pra todos os brasileiros e sobejamente para os Cruzeirenses.

Obrigado por existir e além de ter utilizado de maneira impecável os dons que Deus lhe deu, foi sempre um homem digno, exemplar.

Muito obrigado Tostão e parabéns.

Carlão Azul.

snoopy em p/b disse...

bela lembrança, carlão!

tostão é mesmo um ídolo que transcede a barreira clubística, além de ser um grande homem.
sua coluna aqui no correio braziliense é fantástica.

parabéns ao ídolo cruzeirense e, também, brasileiro!

abraço e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Oh, Tostão! Quanto és importante para a nação Cruzeirense. De seus pés o meu querido Cruzeiro deixou de ser um clube de Minas para ser um clube do mundo. Não tem como falar da história do nosso clube sem falar de você. Tenho muito orgulho em saber da sua vitoriosa história no Cruzeiro e na seleção Brasileira. Foi um dos maoiores craques da bola e agora é um grande craque das palavras. obrigado mestre! Quero muito ver você sendo homenageado pelos Cruzeirenses lá no nosso bar temático. Certamente será muito justo e lá estarei para agradecer e aplaudir a você, eterno ídolo dos Cruzeirenses.

Anônimo disse...

Um dos maiores jogadores da historia do futebol, fazia com que as coisas se tornassem mais faceis pra Pelé e cia. Grande jogador, um pena ter parado tão cedo sua carreira, uma fatalidade. abraço
Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

Permita-me um trocadilho: Um Tostão que vale muito mais! ;)

A propósito, tem um MEME e um SELINHO para você lá no meu blog! Espero que confira, e goste.

Saudações Celestes!

Anônimo disse...

Tostão foi titular e eleito o melhor da Copa de 70 pela imprensa da Europa. Precisa falar mais? Não. Jorge Shulman já falou tudo.

Zêro Blue disse...

Schulman meu amigo, bem disse Serelo... vc disse tudo.

Só exagerou no "inteligente"...

Muito obrigado.

Obrigado à todos os amigos que vieram prestar homenagem ao grande TOSTÃO....

Rafael Amaral disse...

Bonita homenagem Carlão!
O eterno craque merece sempre o melhor da sua torcida apaixonada...

Concordo com o comentário do Jorge Schulman quando ele colocou que deveríamos fazer algo mais para o craque...
Isso não quer dizer que suas palavras não tiveram valor, pelo contrário, acho que elas deveriam ser entregues para o próprio Tostão!
Seria bom se tivéssemos um contato direto com o craque para que ele mesmo tome conhecimento da enorme torcida que ele tem nos blogs na internet através palavras como as suas!
E seria ótimo se ele pudesse fazer uma pequena entrevista com a qual divulgaríamos em nossos blogs!

Vamos falar sobre isso através dos e-mails!

Abraços Carlão
Saudações celestes

http://blog-azul-cruzeiro.blogspot.com/

Anônimo disse...

“Qual o melhor blog cruzeirense?” Convido o blogueiro e seus leitores a acessarem http://linksdocruzeiro.blogspot.com/ , votarem nessa enquete, que está começando agora, e conhecerem um site diferente sobre o Cruzeiro, criado para facilitar/agilizar o acesso do torcedor da Raposa a quaisquer informações do seu clube, muitas delas difíceis de ser encontradas, como as sobre os contratos de jogadores, rankings, etc., que, com atalhos direcionados, poderão ser visualizadas em segundos.

Unknown disse...

GRANDE CARLÃO! Vc sabe que fui um dos que teve o TORTÃO como ídolo aos meus preciosos 8 anos, feitos em BH, com a taça Brasil de 1966 coma camisa numero 8 de quem??? Sou fã do tusta a 42 anos, muita estrada! Bela homenagem, pena que o tusta é uma pessoa mais fechada, meio avessa a muita festa. PS. Gostei da Taty Abacaty... Não perca o "celinho" dela...ttá com tudo hein, Carlão?
ABS fraterno! ARTHUR -EU-SOU-CRUZEIRO-MEU PAI!

Anônimo disse...

Um grande jogador e um grande idolo! otima lembrança, ele è bem conhecido tambem aqui na Italia.
Abraço

Daniel Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Leite disse...

A interrupção na carreira de Tostão foi um pecado tão grande quanto a necessária aposentadoria de Marco van Basten.

Pelas imagens que já tive o prazer de acompanhar, sobretudo as da Copa de 1970, Tostão foi um dos jogadores mais inteligentes da história do futebol brasileiro. Como ninguém ele ocupava os espaços e sabia utilizá-los através de toques refinados e, sobretudo, eficientes. Lembremos do cruzamento dele no único gol brasileiro (Jairzinho) contra a Inglaterra - também em 70.

Ótima e, acima de tudo, justa homenagem!

Tostão, o melhor jogador mineiro de todos os tempos - Pelé não vale.

Abraços!

Danilo Damasceno disse...

Carlão parabens outro belo post. Creio que o Tostão é daquele tipo de pessoa que teve berço, pois passa honestidade, simplicidade e acima de tudo fala o que pensa. Por isso que é admirado tanto como Jogador quanto comentarista.Abração

Jogo Aberto disse...

parabens tostao

Clítia Milagres disse...

Bela e merecida lembrança!!!

Filipe Araújo disse...

Um gênio com a bola. Com as letras, não me agrada.

Saludos!

http://gambetas.blogspot.com

Filipe Araújo disse...

Um gênio com a bola. Com as letras, não me agrada.

Saludos!

http://gambetas.blogspot.com

Wilson Oliveira disse...

TOSTÃO! CRAQUE!

Mesmo atrasado, venho aqui desejar os parabens a esse gênio da bola. Um ídolo que não pode nunca ser esquecido.

Eu tinha programado uma homenagem em meu blog para o Tostão, mas como o meu pc está quebrado, não pude fazê-la...

E esse texto ficou muito bom, Carlão. Parabens!

E que o Tostão ainda tenha muitos anos de vida!

Abraços!

Aldevan Junior disse...

É um dos poucos ex-jogadores que comentam o futebol com maestria.

Mestre nos campos, mestre nas palavras. Um gênio!

christian disse...

hola soy christian creador de futbolargentinosolo.blospot.com y queria proponerte un intercambio de link haci nos visitamos mutuamente bueno espero que me agreges a tus enlaces avisame asi te agrego
nos vemos.saludos

pascomsg@hotmail.com disse...

vc entrou no meu blog do cruzeiro, ele ainda esta em construcao, mas, vai ser otimo, pois tenho assuntos demais...... os topicos tbem vao aumentar bastante...
Seu blog ja ta no ponto... parabens...

Vinicius Grissi disse...

Ótimo, sensacional e justíssimo post. Tostão, é de fato um gênio. Dentro e fora de campo. Fico triste diariamente por não ter visto este rapaz jogar ao vivo. Uma pena.

Fabio Bustamante disse...

Grande Tostão. Maior jogador da história do Cruzeiro, e de Minas Gerais. Um dos melhores que o Brasil e o mundo já viram. O aniversário do nosso maior ídolo não pode ser esquecido, boa homenagem! Tenho um selo pra vc lá no meu blog, tá na postagem: http://futebolediscussoes.blogspot.com/2009/02/selo-olha-que-blog-maneiro.html

Um abraço, Fabio.

Anônimo disse...

Dai-lhe Carlão! Pulou com nosso Azulão hoje? Eu estou sem fala. (=

Um abraço.

Nai Duarte disse...

Boa tarde Galera!!!
Estou aqui para parabenizar vocês pela homenagem que estão fazendo ao nosso eterno craque Tostão.
E com imenso prazer que estou aqui para dizer a vocês que estou concorrendo ao Musa do Brasileirão, logicoooo como a Musa do nosso querido CRUZEIRO, espero poder contar com vcs que como eu, são CRUZEIRENSES APAIXONADOS.


http://www.8p.com.br/musadocruzeiro/naiaraestrelinhacruzeirense/perfil

Bjos

Anônimo disse...

Tostão foi um dos maiores jogadores do Brasil em todos os tempos, muito técnico, inteligente, passes perfeitos, enfim um gênio.Pena ter tido de encerrar a carreira prematuramente.Será que Tostão não poderia ter se preparado fisicamente e jogado o Mundial de 76 contra o Bayern? Afinal eram só dois jogos. Me respondam, existe a foto a cores campeão da Taça Brasil de 66? E a foto a cores do Cruzeiro contra o Bayern no Mineirão? E a foto do time a cores no 3º jogo final da Libertadores de 76, existe?

Anônimo disse...

O Barquinho vai, a tardinha cai diz:

Grade tostão. Ele que sempre está nos nossos bolsons furados, quando não temos nenhum Tostão furado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vão pra lá, venham pra cá, naveguem pois:

Você no mapa:


Visitor Map